Você já se deparou nessa situação?

Eu estava vivendo exatamente isso. Como engordei 10,5 kg, tenho muitas roupas, mas poucas me servem. Assim, sempre que procurava uma roupa para determinada situação, tinha mas não tinha essa roupa.

Estava sentindo uma necessidade gigante de tirar o excesso de coisas que tenho/tinha, foi quando me deparei com a expressão MINIMALISMO e fui pesquisar mais a respeito.

Mas afinal, o que é minimalismo?

Esse conceito foi perfeito pra mim, reduzir e não simplesmente eliminar demasiadamente. Com isso me surgiu a pergunta:

O QUE REALMENTE PRECISO?

Pra chegar a essa resposta foi necessário levar em conta o estilo de vida atual, locais frequentados, idade e espaço. 
Comecei pelas roupas onde era o maior acumulo desnecessário. Levei em conta o meu corpo atual e meu estilo para manter apenas o que uso.

O bota fora desse fim de semana foi nos DVD's. Havia muitos filmes repetidos, que nunca assistimos, arranhados e na maioria das vezes assistimos online, então pra que tantos dvd's? Antes tinha quatro estojos, agora temos dois e mantive nas capas apenas os dvd's duplo, facilidade na limpeza doméstica!


Mas muita gente tem me questionado, falando que estou sendo radical, que isso é loucura, que estou fanática, que estou nessa por que é moda e quando passar vou me arrepender de ter jogado TUDO fora e coisas do tipo...

1º) Não estou jogando TUDO fora, estou reduzindo o que tenho, sem passar falta de nada.
2º) Tudo que tenho feito é pensado e aos poucos, as roupas que separei para doação foi dividida em três etapas para me certificar que não precisaria mais delas.
3º) Sou uma pessoa que amo coleção, mas isso está fazendo apenas com que acumule espaço e demore mais o serviço doméstico, então por que manter?
4º) O minimalismo não tem absolutamente nada haver com religião, mas estou lendo o livro: "Modéstia Cristã, um ato de adoração", que está me ajudando a selecionar melhor o que tenho e a priorizar o que realmente é importante para mim. Isso não me torna uma fanática religiosa, apenas adaptei o minimalismo para o meu estilo de vida cristã.
5º) Claro que ainda faço compras e amo, mas penso duas vezes se realmente quero aquilo, nunca fui consumista, mas era uma consumidora com algumas recaídas negativas e percebi que joguei muito dinheiro fora que poderia ter investido em coisas mais úteis ou viagens!!!

O minimalismo não é moda, não é religião, não é um estilo de vida, mas pode se tornar parte do seu estilo de vida. É uma forma de pensar e vê o mundo de forma mais produtiva, já que...


Deixe um comentário